terça-feira, 26 de abril de 2011

Parabéns a todos os Goleiros


Em um esporte cada vez mais competitivo e equilibrado onde os erros não são perdoados ser goleiro é com certeza a posição mais difícil e ingrata do futebol. O Goleiro é sempre o primeiro a chegar e o último a ir embora nos treinamentos. O atacante tem o direito de errar e na próxima bola se redimir, já o goleiro,esse não pode falhar um minuto sequer.
Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de  frangueiros, e tem a dura missão de evitar o gol, que é a maior alegria do futebol. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros?
A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70 O dia escolhido não foi por acaso. É a mesma data do nascimento de Manga, ídolo das torcidas de Botafogo e Internacional e goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. 
E nessa data nada mais justo que fazer uma homenagem e um agradecimento a todos os goleiros que abrilhantam o espetáculo do futebol. Quem nunca ouviu a celebra frase de que “Um bom time começa com um grande goleiro”?  Pois é a mais pura verdade, afinal o goleiro carrega consigo nas mãos a esperança de milhares de torcedores que contam com sua coragem e ousadia para evitar os gols do adversário. 

Ao longo dos tempos o futebol nos proporcionou grandes Goleiros, das mais diversas qualidades, verdadeiros ídolos como:  Manga, feliz, Leão,  Yashin, Marcos, Rogério Ceni, Higuita, Chilavert, Taffarel, Oliver  Kahn , Van Der Sar, Casillas, Cech... Entre outros tantos que fazem do futebol uma alegria, mesmo quando a bola não entra. Desejamos uma vida longa aos goleiros. Parabéns a todos. Não importa se é profissional ou não afinal ser goleiro é um dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário