segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tributo a Ronaldo

     O mundo do futebol amanheceu triste. Essa frase simples pode resumir o sentimento que todos os amantes do futebol vivenciam nesse dia 14/02/2011 tudo isso porque Ronaldo Luís Nazário de Lima ou simplesmente Ronaldo fenômeno se aposenta aos 34 anos. Milhões de fãs pelo mundo a fora amanheceram entristecidos com essa notícia, hoje no mundo inteiro Ronaldo é reverenciado é homenageado por tudo que fez e tudo que representou no futebol.
Ronaldo marcou toda uma geração, eu me orgulho de dizer que fiz parte da geração Ronaldo fenômeno. Um jogador fantástico, um ídolo, um verdadeiro crak, rápido, decisivo, um definidor perfeito. Adjetivos faltam para descrever quem foi Ronaldo.   Uma carreira marcada por gols, títulos, lesões e superação. Ronaldo foi uma gota de Deus!
A carreira!

   Nascido no Rio de Janeiro Ronaldo deu seus primeiros passos no modesto São Cristovão, não demorou muito para o atacante chamar atenção e ser contratado pelo cruzeiro, no clube mineiro Ronaldo se destacou rapidamente também e com apenas 17 anos foi convocado para a seleção brasileira que disputaria a copa de 1994 e se tornaria tetra campeão.

 Em 1995 Ronaldo foi vendido para o PSV da Holanda. E mais uma vez o sucesso não demorou a acontecer. Ronaldo com seus gols, velocidade e força física chamava a atenção de todos os clubes grande das Europa. E em 1996 o Barcelona da Espanha que pagou ao PSV S$ 20 milhões para ter o atacante.  Na Espanha Ronaldo começou a ganhar o apelido de fenômeno, após uma temporada espetacular no Barcelona com muitos gols e dribles Ronaldo foi eleito em 996 e 1997 o melhor jogador do Mundo pela FIFA.  A essa altura Ronaldo já era amado por todo mundo, um ídolo mundial. 


      Em 97 Ronaldo se transfere para Itália, para jogar pela Inter de Milão. E logo na sua primeira temporada Ronaldo se transformou no jogador estrangeiro que mais marcou gol na sua temporada de estréia (25).  Em 98/99 Ronaldo viveu seus piores nos na carreira, após perder a copa de 98 para a frança Ronaldo foi apontado como culpado por te tido uma convulsão horas antes da partida. E para piorar no ano de 99 Ronaldo rompe o joelho num jogo contra o Lecce, em uma das imagens mais marcantes de sua carreira. Após 4 meses parado Ronaldo volta em jogo contra a Lazio, mas novamente sente a lesão e daí pra frente seriam 2 anos afastados dos gramados.  

No ano de 2002 o técnico Felião resolve apostar na recuperação do fenômeno e convoca-o para a copa de do Japão e Coréia do sul. Desacreditado e criticados por muito, Ronaldo escreve o seu capitulo mais bonito em sua historia ao levar o Brasil ao penta campeonato mundial provando para todos sua superação e mostrando que estava recuperado. 














Em 2002 o poderoso Real Madri contrata o Fenômeno para forma ao lado de outros craques um time de galácticos. E mais uma vez Ronaldo não decepcionou, apesar de algumas criticas o atacante fez muito sucesso no clube catalão conquistando dois títulos espanhóis e um mundial.
















Em 2006 Ronaldo tem A chance de disputa sua 4º copa do mundo, mas a esperança do Hexa fracassou e com isso as criticas foram duras com o fenômeno que já não apresentava aquela forma física de antigamente. Mesmo acima do peso o atacante fez 3 gols e se tornando o maior artilheiro a historia das copas com 15 gols.  















       Apesar disso os críticos não amenizaram o fenômeno e ele  foi culpado pelo fracasso na copa. Terminava assim seu ciclo na seleção e também no Real Madri. Na segunda metade de 2007 o fenômeno se transferiu mais uma vez para a Itália, dessa vez para defender o Milan...  Foram apenas 24 jogos, com 11 gols. No dia 13 de fevereiro de 2008, uma nova lesão grave: Ronaldo machucou o joelho esquerdo na partida contra o Livorno e teve de deixar os gramados por 11 meses.  


       Ronaldo então resolveu volta apara o Brasil e foi jogar pelo Corinthians, O atacante não decepcionou, teve um primeiro semestre de 2009 maravilhoso, conquistando o campeonato paulista e a copa do Brasil... 
  No ano de 2010 Ronaldo sofreu com muitas contusões, mas quando teve em campo se fez presente levou à equipe a terceira colocação no campeonato brasileiro. Em 2011 a precoce eliminação do time na pré libertadores e os protesto da torcida somados com as fortes dores fizeram o atacante deixar o futebol.

 
Títulos
Cruzeiro
PSV Eindhoven
Barcelona
Internazionale
Real Madrid
Corinthians
Seleção Brasileira
Artilharias
Ronaldo marcou 460 gols como profissional e outros 88 nas divisões de base e jogos festivos. Com isso, Ronaldo tem 548 gols na carreira.









As homenagens

“Ronaldo, muito obrigado por tudo que você fez pelo esporte, pelo futebol, pelo Brasil e para milhares de pessoas” (Kaká)
“Graças a Deus tive a honra de jogar ao lado dele. Um dia, vou dizer aos meus netos que joguei ao lado de um dos maiores atacantes da historia”, (Luis Fabiano)
“O futebol está se despedindo de um dos maiores jogadores de todos os tempos. Pena. Eu não tive a oportunidade de jogar com Ronaldo, mas me lembro muito bem de todas as alegrias que ele trouxe aos brasileiros” (Lucas meia do Liverpool)
“Um dos melhores que já jogaram futebol. As lesões o impediram de ser o melhor da história. Farei uns minutos de silêncio” (Rio Ferdinand, do Manchester United)
Um dos melhores atacantes que já jogaram. “Ele fará falta” (o italiano Giuseppe Rossi, do Villarreal (ESP)
“Um dia triste para o futebol. A lenda brasileira Ronaldo se aposentou do futebol. Eu sempre me lembrarei de 1996/97. Ele foi o melhor que vi jogar em uma única temporada” (Cesc Fabregas, meia do Arsenal se referindo a temporada do atacante em 97/98 pelo Barcelona)
Eu prefiro fechar os olhos e sonhar, não acreditar que a carreira do Fenômeno chegou ao fim. Se eu não me emocionasse, jamais poderia ser narrador esportivo. (Nivaldo Prieto, narrador da bandeirantes)
Uma segunda-feira em que todas as bolas do mundo, se pudessem, se pintariam de preto. Sinal de luto (Vitor Sergio Rodrigues, jornalista da TV esporte interativo)
Ronaldo vai virar lenda (Mano Menezes técnico da seleção)
Foi o melhor centro avante da historia (Osvaldo Pascoal Radio globo)
A Fênix pousou. Saiu do campo e entrou para a história (Bob Faria, comentarista da teve globo)
Eu gostaria de ter jogado com ele, porque o deixaria na cara do gol toda hora. Ele está sempre bem posicionado para receber a bola (Zico ex jogador)
“O melhor centroavante que viu jogar. Uma ameaça constante mesmo não sendo um grande cabeceador”, (Emílio Butragueño, ex jogador, dirigente e ídolo do real Madri)
Certa tristeza ao saber da notícia, já que o futebol perdeu o “maior centroavante de todos os tempos (Massimo Moratti, presidente da Inter de Milão)
Formidável embaixador do futebol e do esporte, Ronaldo permanecerá para sempre na história 'rossonera' por sua contribuição na temporada 2006/2007 (Agradecimento do Milan em comunicado oficial)
Adeus para o melhor atacante da história .O "Fenômeno" está se aposentando após uma brilhante carreira na qual ele marcou 420 gols em 616 jogos "ganhou dois Golden Balls, três FIFA World Player e duas Copas do Mundo · jogou em 4 dos melhores times do mundo: Barcelona, Inter, Real Madrid e Milan ( Destacou o jornal Marca da Espanha)

Por tudo que Ronaldo representou o mundo do futebol está de luto por perde um dos maiores jogadores da historia, mas a historia escrita por ele durante toda carreira ninguém apaga e Ronaldo sai dos campos para entra para a historia e com certeza se tornara um mito, uma lenda!





Obrigado por tudo Ronaldo.

2 comentários:

  1. Belo texto
    Depois das suas palavras não há mais o que se comentar
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Cara to de boca aberta muita coisa que eu não sabia parabéns!!!

    ResponderExcluir