sábado, 14 de maio de 2011

Decisão da Copa da Inglaterra

Depois que 759 clubes iniciaram a disputa, finalmente  a Copa da Inglaterra conheceu seu campeão.  O Manchester City,  que em um jogo dramático venceu o Stoke City  e ficou com titulo. A  torcida do Manchester City não comemorava um título de primeiro nível no futebol inglês desde 1976, quando conquistou a Copa da Liga. Pois, 35 anos depois, a espera acabou. Com um gol de Yaya Touré, o City derrotou o Stoke City por 1 a 0, no estádio de Wembley, em Londres, e conquistou pela quinta vez a Copa da Inglaterra.

Pressionado por ser o  favorito, o time de Manchester buscou o gol desde o início do jogo. Logo aos dois minutos, Balotelli e David Silva tabelaram e a bola sobrou com Micah Richards, que cabeceou com perigo para o gol de Sorensen. Logo depois, foi a vez de Tevez chutar forte e quase abrir o placar. Aos 10, Yaya Toure chutou com perigo de fora da área e a bola passou raspando na trave.. O Stoke levava mais perigo nos laterais cobrados por Rory Delap e nas bolas paradas. Já o City conseguia ir mais na técnica de Tevez, Balotelli e David Silva. A pressão do Manchester continuou intensa . Aos 18, Tevez recebeu lançamento longo, invadiu a área, mas parou nas mãos do arqueiro do Stoke. Cinco minutos depois, Mario Balotelli cruzou pela direita, a bola pegou efeito e por pouco não surpreendeu Sorensen. Mas, depois disso, o Manchester tirou o pé do acelerador e foi o Stoke quem passou a assustar nos contra-ataques, no entanto, também sem conseguir mandar a bola para o fundo das redes. No segundo tempo  quem começou melhor foi o Stoke. Logo aos quatro minutos, Rory Delap cobrou lateral longo na área, a defesa dos azuis se confundiu e por pouco os azarões não abriram o placar. 

Os Citizens ainda tiveram grande chance, com David Silva, que saiu na cara do gol, mas não conseguiu a finalização, aos 10 minutos, porém, a melhor chance foi do Stoke, Etherington achou Kenwyne Jones frente a frente com Hart. O atacante, no entanto, finalizou mal e o goleiro Hart  salvou. E aos 29 minutos o city chegou ao gol da vitoria. Após uma jogada de David Silva e  Balotelli a bola sobrou para Yaya Touré  que soltou uma bomba, estufando as redes do Stoke. Euforia na metade azul de Wembley.

Era o gol do título. Era o fim de mais de três décadas de jejum e o início da realização do sonho de, um dia, ser mais um gigante do futebol inglês e europeu. Foi a quinta conquista da FA Cup pelo Manchester City, que também venceu o torneio em 1904, 1934, 1956 e 1969, além de ter sido vice-campeão em quatro ocasiões. O título da Copa dá direito à participação na próxima Europa League, mas, como o City está garantido em outro torneio europeu, quem se classifica é o vice-campeão Stoke. Um belo prêmio de consolação para uma equipe que disputou sua primeira decisão do torneio em 148 anos de história – é o segundo time mais antigo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário