domingo, 15 de maio de 2011

37ª Rodada do Campeonato Italiano

A 37º Rodada do calcio foi de comemoração para o líder Milan que após ter sacramentado o título na ultima rodada pode enfim receber o troféu de campeão e fazer a festa diante sua torcida.  A rodada também foi de comemoração para inter e Napole que garantiram o segundo  e o terceiro lugar respectivamente, garantindo assim presença na próxima liga dos campeões.  Já a Udinese que também venceu na rodada fica dependendo de um empate na ultima para assegurar sua vaga na principal competição Européia. O Fato triste da rodada ficou por conta da confirmação do rebaixamento da Sampdoria que perdeu para o Palermo e se junta a Bari e Brescia e vai disputar a Série B na temporada 2011-2012.


O Milan, que já havia conquistado o titulo na última rodada (http://t.co/QK1AaSS) entrou em campo apenas para cumprir tabela e finalizar a festa com a entrega da taça e a presença de seu torcedor no San Siro. Jogando descompromissado, mas com força quase máxima, o Milan só tinha um objetivo: encerrar bem a temporada, que acabou com um jejum de oitos anos sem título do Scudetto, com chave de ouro diante de sua torcida. 

E conseguiu, em grande estilo ao golear o Cagliari. O Milan partiu para cima desde o começo da partida. As boas chances de gol começaram aos 13 minutos, em cabeçada perigosa de Alexandre Pato. Dois minutos depois, foi a vez de Robinho quase marcar em chuta forte da entrada da área, defendido pelo goleiro do Cagliari. De tanto insistir o primeiro gol veio aos 22 minutos, com Robinho que recebeu bola na esquerda, partiu para dentro da defesa adversária, driblou dois zagueiros e chutou colocado, sem chances para o goleiro. 

Dois minutos Gattuso aproveitou sobra do goleiro em dividida com Alexandre Pato e, mesmo de fora da área, conseguiu completar de cabeça para ampliar a vantagem rossonera. Aos 35, Robinho, oportunista, anotou mais um para os rossoneros, mas três minutos depois Cossu descontou para o time da Sardenha. Na segunda etapa, o jogo perdeu ritmo, os dois treinadores mexeram nos times, mas aos 32 minutos, Robinho passou na entrada da área para Pato, e este passou com precisão para Seedorf fechar a goleada com um golaço. Era o grand finale para uma comemoração digna do 18º italiano da história do Milan que ao lado de sua torcida festejou muito o titulo. 


Num jogo que valia apenas a segunda colocação Napoli e inter empataram e garantiram presença na próxima Liga dos Campeões.  a Inter abriu o placar aos 15 minutos da etapa inicial, com um gol do camaronês Samuel Eto’o. O Napoli empatou ainda no primeiro tempo, com gol de Zuniga aos 45 minutos. Com o resultado a Inter garantiu o vice-campeonato , ficando com 73 pontos, quatro a mais que o Napoli. Já os Azuis, com 69, garantiram o terceiro lugar. Os dois clubes estão classificados para a próxima Liga dos Campeões, ao lado do campeão Milan.  A equipe Napolina festejou como um titulo a conquista da vaga, já que não disputa a principal competição européia desde 1990-91, quando ainda contava com Diego Maradona.

Outra equipe que teve o que comemorar na rodada foi a Udinese  que conquistou um resultado importante para seguir na briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. A equipe bateu o Chievo por 2 a 0, em Verona, e ficcou muito perto de alcançar a vaga para Champions na temporada 2011-2012. Os gols foram marcados por Isla e Asamoah. Com o resultado, o Udinese chegou aos 65 pontos contra 63 do Lazio. Na última rodada só precisa de um empate diante do Milan para sacramentar a vaga.


A rodada também ficou marcada pelo rebaixamento da Sampdoria. Os blucerchiati foram derrotados, em pleno Luigi Ferraris, em Gênova, pelo Palermo por 2 a 1, e ficou com 36 pontos na 18ª colocação. A Sampdoria foi prejudicada pela vitória do Lecce sobre o Bari por 2 a 0, resultado que salvou os giallorossi do descenso. Fabrizio Miccoli abriu o placar para o Palermo aos 45 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o francês Jonathan Biabiany empatou para a Sampdoria aos cinco minutos, mas perto do fim, Mauricio Pinilla deu a vitória aos rosaneri, que agora estão em oitavo lugar, com 56 pontos.

A Sampdoria ganhou notoriedade na Itália nas décadas de 80 e 90, quando conquistou os seus principais títulos. Contando com os italianos Roberto Mancini, hoje treinador do Manchester City, e Gialluca Vialli e com o brasileiro Toninho Cerezo, o time venceu o Campeonato Italiano na temporada 1990-1991. A Sampdoria se juntara a Bari e Brescia que também vão disputa a Série B na temporada 2011-2012.

Demais resultados da 37º Rodada:
Lazio 4 x 2 Genoa
Fiorentina 1 x 1 Bologna
Bari 0 x 2 Lecce
Catania 2 x 1 Roma
Cesena 1 x 0 Brescia
Parma 1 x 0 Juventus

Após a 37º Rodada a Classificação do Calcio ficou assim:
1
Milan
81








2
Inter de Milão
73








3
Napoli
69








4
Udinese
65








5
Lazio
63








6
Roma
61








7
Juventus
57








8
Palermo
56








9
Fiorentina
50








10
Genoa
48








11
Parma
45








12
Cagliari
44








13
Catania
44








14
Chievo
43








15
Cesena
43








16
Bologna
42








17
Lecce
41








18
Sampdoria
36








19
Brescia
31








20
Bari
21

Nenhum comentário:

Postar um comentário