domingo, 13 de março de 2011

Copa da Inglaterra: fase quartas de final.

A copa da Inglaterra, o torneio de futebol mais antigo do mundo (disputado desde 1871) chega a sua reta final. Nada menos que 759 times iniciaram a disputa. Um a um foram caindo conforme a competição se afunilava. Nesse fim de semana mais 4 clubes deixaram. Agora restam apenas 4 times. Destaque para o duelo da cidade Manchester entre Manchester United x Manchester City o outro duelo da semifinais fica por conta de Stoke City X Bolton




O duelo mais emocionante certamente ficou por conta do confronto Bolton e Birmingham. O Birmingham campeão da copa da liga inglesa buscava o titulo da copa da Inglaterra para unificar os títulos das copas nacionais. Feito que só aconteceu em três vezes na história, com Arsenal (1993), Liverpool (2001) e Chelsea (2007).  Mas não teve jeito mesmo  jogando em casa o Birmingham não suportou o peso de jogar com nove desfalques e acabou derrotado pelo Bolton.
A partida foi emocionante, com muita correria e os dois times jogando abertos e criando diversas chances. Até que aos 21 minutos, em jogada trabalhada pelo meio, Klasnic tocou de calcanhar para Elmander abrir o placar para o Bolton.  O Birmingham não se abateu e chegou ao empate aos 38minutos com Jerome, que  aproveitou uma sobra da zaga do Bolton e finalizou sem chances para o goleiro Jaaskelainen. Na volta para o intervalo o Bolton voltou melhor e chegou o seu segundo gol aos 20 minutos com Kevin Davies de pênalti. 
O Birmingham teve duas chances de empatar. Na primeira aos 33 minutos Kevin Philips arriscou de fora da área e acertou uma bomba na trave. 2 minutos depois na segunda tentativa ele mandou pra redes. Redmond lançou na frente e Philips acertou um chute de primeira de rara felicidade para encobrir o goleiro Jaaskelainen me deixar tudo igual no placar. O Birmingham passou a pressionar na busca do gol da virada, mas acabou castigado aos 45 minutos.  Após um longo lançamento, Kevin Davies  ajeitou para a cabeçada à queima-roupa do coreano Lee Chung-Yong que mandou para as redes colocando fim ao placar e garantindo o Bolton nas semi finais.

No duelo mais aguardado das quartas de final, o Manchester United recebeu o Arsenal.  As duas equipes vieram a campo com muitas novidades, devido aos desfalques  por lesões pelo lado do Arsenal e aos jogadores que foram poupados pelo lado do Manchester, já que a equipe tem jogo decisivo pela liga dos campeões na quarta feira contra o Olympique de Marselha.
 A Arsenal  começou melhor a partida e teve chance de abrir o placar logo aos 2 minutos. Com Arshavin que invadiu a área e batei de esquerda, mas o chute saiu fraco e Van Der Sar segurou.  O Manchester respondeu aos 14 minutos, em jogada dos gêmeos  brasileiros Fabio e Rafael. Fabio cruzou da esquerda e Rafael cabeceou. A bola foi no meio do gol e o goleiro Almunía defendeu.  Porém aos 28 minutos não teve salvação para o Arsenal. Fabio tabelou com Rafael e tocou para Rooney que cruzou chicharito Hernandes. O mexicano cabeceio forte, Almunía fez grande defesa, mas no rebote Fabio de carinho, mandou para as redes para abrir o placar em Old Trafford.  Após o gol, o Arsenal melhorou no jogo e passou a criar boas chances de empatar.  Aos 27 minutos Van Persie recebeu passe de Nasri  e chutou cruzado. Van der Sar se esticou e evitou o gol mandando a bola para escanteio. na cobrança do mesmo novamente  Van Persie teve grande chance. Ele subiu sozinho e testou firme. A bola passou ao lado do gol com muito perigo.  A equipe londrina voltou a assustar aos 44min. Nasri recebeu passe na ponta esquerda, invadiu a área e chutou, mas Van Der Sar defendeu. Na etapa final o machester ampliou logo aos 3 minutos. Rafael cruzou para Chicharito. Djorou se antecipou ao mexicano e cortou. Esperto, Rooney aproveitou o rebote e cabeceou no canto direito para fazer o segundo gol dos donos da casa.   
O arsenal voltou a assustar aos 11minutos. Sagna cruzou pela direita e Nasri bateu de primeira mas novamente defesa de Van der Sar fez boa defesa. O Manchester respondeu com aos 15 minutos com Giggs em chute que a zaga travou em cima da hora. Nos quinze minutos finais, o Arsenal aumentou a pressão em cima dos donos da casa. Aos 30min, Van Persie desperdiçou boa chance ao  chutar para fora. Aos 31 novamente Van der Sar fez outra grande defesa ao espalmar cabeceio de Chamakh.  Em um contra ataque rápido aos 34 minutos quase o Manchester fez o terceiro.  Giggs lançou para Rooney, que tentou passar para Chicharito. Djorou se antecipou ao atacante, mas desviou contra as próprias redes. Almunía mesmo caindo conseguiu fazer a defesa.  Nos minutos finais o Manchester soube controla aos ataques do Arsenal e  é mais uma equipe garanida nas semi-finais da copa da Inglaterra. Já o arsenal que é eliminado da sua 3 competição em 15 dias. 


Outra equipe que se garantiu nas semifinais após 30 anos foi o Manchester City. Jogando em casa o Reading, da segunda divisão, por 1 a 0, pelas quartas de final do torneio. City foi melhor ao longo de toda a partida, mas parou nas boas defesas de McCarthy. Já o Reading fez um bom primeiro tempo, mas perdeu-se na defesa e na falta de força ofensiva na etapa final. o único gol da partida foi marcado aos 30 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio de David Silva. Richards subiu mais alto que todo mundo para marcar o gol do triunfo do City que nas semi finais encara o arquirrival Manchester United. 

O outro semifinalista saiu do duelo entre Stoke City e West Ham. O Stoke venceu o West Ham em casa por 2 a 1. E se garantiu  nas semifinais da competição sem precisar do "replay". Huth e Higginbotham marcaram para os mandantes, enquanto Piquionne descontou para os Hammers. Nas semifinais, o Stoke City vai enfrentar o Bolton .

Nenhum comentário:

Postar um comentário