O jornalista Leonardo Bertozzi concedeu uma entrevista exclusiva para o o Blog “A bola não para”, na entrevista ele falou sobre os temas carreira,seleção brasileira e sobre o futebol europeu.
Leonardo Bertozzi ( foto) é jornalista, nascido em Belo Horizonte. Formado em 2002 pelo Uni-BH, Bertozzi é, desde 2009, comentarista dos canais ESPN e da Rádio Eldorado/ESPN. Confira a entrevista abaixo:
Blog: Você Leonardo é um jornalista famoso, mas diferente dos outros, você é um cara simples, que responde todo mundo principalmente no seu twitter @lbertozzi e por isso tem tantos fãs e seguidores... Você se sente diferenciado por ter essa postura tão aprovada e elogiada por seus fãs?
Leonardo Bertozzi: Vejo o Twitter como mais uma ferramenta de divulgação do meu trabalho, e tenho prazer em interagir com quem me acompanha. Não acredito no jornalista como um profissional que tenha de manter distanciamento do público.
Blog: É difícil manter a imparcialidade e não dar opiniões como torcedor e sim como jornalista?
Leonardo Bertozzi: Não é difícil quando você se concentra no trabalho. Honestidade intelectual é uma das exigências da profissão, e há muita responsabilidade envolvida. Às vezes é difícil convencer o torcedor de que não há paixão envolvida nas suas opiniões, mas é parte do jogo. Importante é trabalhar sempre com a consciência tranquila.
Blog: Como você passou de um fã do esporte a um jornalista? Como foi a trajetória de sua carreira até aqui? E quais suas pretensões para o futuro?
Leonardo Bertozzi: Minhas primeiras experiências foram no jornalismo online. Depois de alguns estágios e do trabalho voluntário no site do Atlético, em Belo Horizonte, terminei a faculdade e me mudei para São Paulo, onde criei e mantive o site www.futeboleuropeu.com.br. Em janeiro de 2007, fui para a Trivela, inicialmente como repórter, e um ano depois como editor. Na TV, comentei jogos no BandSports e no FX antes de receber o convite para comentar na ESPN, em agosto de 2009.
Blog: Falando de futebol agora, qual o melhor campeonato nacional pra você? O futebol na Europa está mesmo muito a frente do Brasil?
Leonardo Bertozzi: O campeonato mais forte, na minha opinião, é o Inglês. É um país com imensa cultura de futebol, um campeonato rico e bem organizado, feito para o público dos estádios e pra o público televisivo. Quanto ao futebol europeu à frente do brasileiro, tudo é uma questão de diferença de investimento. Quanto mais o Brasil for capaz de se organizar economicamente, mais será possível segurar jogadores de ponta e diminuir a diferença técnica entre as ligas. Não se deve confundir equilíbrio com qualidade. Já melhoramos muito, mas é preciso ter cuidado para casos como o dos direitos de televisão não causarem um atraso neste processo.
Blog: Se pudesse escalar uma seleção com todos os jogadores que já viu jogar, qual seria ?
Leonardo Bertozzi: Difícil, essa. Vamos de 1990 para cá, então. Perdoem eventuais omissões: Buffon; Cafu, Baresi, Maldini, Roberto Carlos; Redondo, Xavi, Zidane; Messi, Ronaldo, Romário
Blog: Você acredita na “nova” seleção brasileira que ta sendo montada? Como avalia o trabalho do Mano Menezes?
Leonardo Bertozzi: Avalio positivamente. Tem boas ideias, uma leitura correta do futebol e uma tentativa de equilibrar o trabalho atual e o planejamento para a Copa de 2014. As derrotas devem ser compreendidas como parte do processo. É preciso aprender com os erros que levaram ao fracasso de 2010: supervalorização de resultados em detrimento de erros cruciais na montagem do time.
Blog: Para encerrar, você prefere o futebol antigo ou o futebol moderno?
Leonardo Bertozzi: Acredito que este seja um dilema falso. O futebol muda, evolui, é apenas diferente. Não concordo com quem diz que antigamente era melhor. As características físicas, técnicas e táticas vão mudando ao longo do tempo e é preciso entender cada época dentro de seu contexto.
Blog: O blog a bola Não para agradece a você pela entrevista e deseja cada vez mais sucesso em sua carreira.
Leonardo: Imagina, é um prazer falar sobre futebol sempre. Desculpa a demora nas respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário